Auto na Web Testes a Avaliações Histórias Sobre
× Atenção! Este site usa cookies para garantir a você uma melhor experiência durante a navegação. Ao fechar este banner ou rolar a página, você automaticamente concorda com o uso de cookies e com a nossa política de privacidade (clique aqui para saber mais).

Dossiê: Ford Puma

O que seria do mercado se houvesse a segunda geração do cupê compacto?

novembro / 2016

Ford Puma

Projeção de um novo Ford Puma mostra potencial (Auto Express).

A última geração do Fiesta, a sexta do modelo da Ford, foi lançada primeiramente em 2008 (modelo 2009) na Europa. É um modelo de sucesso comercial e de crítica em todos os mercados em que atua, algo muito maior do que ocorreu com o Fiesta de quarta geração, modelo que originou um cupê tão belo que muitos nem o associavam ao hatchback: o Puma. Com desenho arrebatador, vendeu muito bem pela sua proposta. E agora, com um Fiesta de desenho arrebatador, como seria um “NewPuma”? Vamos seguir com o exercício de reflexão.

Ford Puma

Puma VCT 1.7 1998 (Wikipedia).

O Puma era muito carismático, acertado e fez um retumbante sucesso até 2001, quando o Fiesta de quinta geração chegou e não deu origem a nenhum cupê, o que deixou os fãs do carro órfãos. Para amenizar, a Ford fez várias versões decentemente esportivas da carroceria hatch. Mas nenhuma era o Puma.

À época do Puma, seu grande rival era o Opel Tigra, vendido como Chevrolet em vários mercados. A disputa era equilibrada tecnicamente, mas no visual, o Puma era quase unanimidade por suas linhas mais fluídas e esportivas. Atualmente, o Hyundai Veloster seria seu grande rival, mad aparentemente o mundo perdeu o interesse em cupês compactos na proporção em que passou a gostar dos crossovers. Opel e Ford desistiram do segmento definitivamente. O Veloster vende pouco em mercados que Puma e Tigra vendiam muito. Há muito que se pensar pelos fabricantes estrategicamente falando, mas quem aqui não gostaria de ver essa categoria revitalizada? Se o Puma viesse com o mesmo motor do Fiesta ST - 180cv - por exemplo, teríamos um cupê de bom desempenho, preço e belo visual. Por enquanto, a Ford não dá sinais de viabilizar um novo Puma.

Como as projeções mostram - todas feitas pela publicação britânica www.autoexpress.co.uk -, o modelo poderia ter um visual com forte apelo esportivo, ao mesmo tempo em que demoraria a envelhecer e facilmente se tornaria um colecionável. Note que a montagem feita pela publicação é baseada no Fiesta pré-reestilização.

Ford Fiesta

Reestilização do Fiesta cairia como uma luva num cupê compacto.
(Fiesta SE 2013 - divulgação Ford)

A dianteira é elegante, com faróis trapezoidais, mas pense na grade do modelo mais recente e ficará ainda melhor que nas montagens aqui apresentadas. A traseira fortemente inclinada, harmoniza com o restante do carro de forma natural, deixando-o muito arrojado, mas sem exageros como acontece com o Veloster, por exemplo.

Ford Puma

Traseira arrojada na medida exata.
(foto: projeção da Auto Express)

No interior, assim como o antigo Puma, teria basicamente elementos do Fiesta, mas com bancos e volante esportivos e fundo diferenciado nos instrumentos, além de acabamento com elementos em cor de alumínio. Na parte de trás, haveria espaço para duas crianças apenas, afinal, cupês existem pelas suas formas, nao exatamente pelas suas funções. A parte mecânica seria compartilhada com o elogiadíssimo Fiesta ST, necessitando poucos ajustes visando mais esportividade, além de obviamente motores bem apimentados.

Faremos agora um exercício de suposição. Imaginemos os 180 cv do Fiesta ST equipando um modelo mais truncado, baixo, de cintura alta e nota de escapamento na medida certa. Inicie uma forte aceleração. Cerca de 6 segundos depois, se imagine a 100 km/h, mas não pare de acelerar e de repente, em uma AutoBahn, a injeção eletrônica cortando a cerca de 225 km/h. Aliado a um chassis com acerto ainda mais esportivo que o ST e preço razoável - como era o primeiro Puma -, a brincadeira seria divertida. Pode acordar agora, o novo Puma não existe e provavelmente, a Ford nao fara mais cupês compactos.

Leia também

O que você pensa do Dossiê Ford Puma? Tweet #dossiefordpuma para criar ou responder um tópico.