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  • 22/11/15
História Ford Focus: O carro médio mundial que mudou todos os carros médios do mundo.
(foto: versão Station norte americana modelo 1999)
Por Daniel di Giorgio

O Ford Focus é daqueles carros acertadíssimos. Em diversos comparativos de diversas publicações em todos os países em que é vendido, sempre fica bem colocado frente aos concorrentes. É um projeto de extrema felicidade por parte da Ford, mesmo com alguns deslizes da matriz americana com o projeto vendido em toda América do Norte entre os anos de 2005 e 2011.

Nascido com a importantíssima missão de substituir o segundo Ford mais vendido em todos os tempos, o Escort (pouco mais de 20 milhões de unidades, atrás apenas do Ford T) e para concorrer com sucessos como VW Golf e Opel Astra (Chevrolet no Brasil), o Focus está em sua terceira geração em quase todo mundo e segue como um projeto de grande destaque na categoria em que esta inserido.

Mesmo tendo empurrado todos os médios do mundo para frente desde seu lançamento, o Focus ainda se destaca com bom custo x benefício, projeto bem acertado, modernidade e valor agregado. Com isso, É figura recorrente entre os automóveis mais vendidos do mundo, tendo sido efetivamente o mais vendido do mundo nos anos de 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2012 e 2013. Um incontestável sucesso.

 

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  • 19/11/15
Surge o representante de uma nova fase do estilo New Edge, e logo faz um estrago na concorrência.
(foto: versão sedã norte americana modelo 1999)

Julho de 1998. Esse é o mês em que o substituto do fenômeno Escort nasceu, no Salão do Automóvel de Paris, mas apenas na Europa e já como linha 1999. Mas o Escort não morreria logo de início. Que tal uma história do Escort? Em breve.

Com linhas que despertavam amor e, digamos, "desamor" ao mesmo tempo, algo era inegável: Envelheceu todos os concorrentes. Suas formas eram o auge da escola de design da Ford na época, o New Edge, e tinha o foco no contraste de linhas arredondadas com arestas destacadas.

O interior não deixava por menos e as linhas do painel de instrumentos eram completamente diferentes de tudo que se tinha visto até então. Além de belo, o painel de destacava pela ergonomia correta e chegou a ser considerado o painel de melhor ergonomia no mundo nos anos de 1999 e 2000.

Seu destaque não parava no desenho externo ou interno. A parte mecânica tinha concepção atual para os padrões da época, era muito funcional e incluía algumas boas heranças do Escort (os bons motores Zetec, por exemplo). Mas um destaque não passava sem ser notado e o deixava muito à frente da concorrência: a suspensão traseira independente multibraço (ou multilink). Essa engenharia de suspensão aliada a um acerto primoroso, o deixava mais confortável e estável que qualquer outro em sua classe.


Com linhas marcantes, o Focus envelheceu toda a concorrência.
(foto: Focus hatch europeu de 2 portas)

Na parte estrutural o carro revolucionava, segundo a Ford, com rigidez torcional duas vezes melhor que no Escort e melhor que qualquer outro carro na categoria. Não como comprovar esses números, mas daremos o benefício da dúvida.


Painel, de linhas tão marcantes quanto o exterior, era prático, funcional e bem acabado.

Surgiu com 4 opções de motores movidos a gasolina: 1.4 16V com 75cv e 12,5kgf.m de torque, 1.6 16V com 100cv e 14,8 kgf.m de torque, 1.8 16v com 115cv e 16,3 kgf.m e 2.0 16v com 130cv e 18,2 kgf.m. Havia ainda o 1.8 turbo diesel de 90 cv e 20,4 kgf.m de torque.

Possuía carrocerias hatch (2 e 4 portas), sedã e station wagon e que não deixaram o menor espaço para saudades do bom Escort.

 

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  • 22/11/15
O "futurista" ano 2000 bem representado.
(foto: Focus hatchback norte americano ano 2000)

Na Europa, nada mudava num modelo que acabara de ser lançado, mas o Ford Focus já era o segundo carro mais vendido do continente, atrás apenas da contagem de Golf/Bora/Bora SW, e por pequena diferença. Um sucesso inquestionável.

Importante mesmo para o carro e a marca é que esse é o ano que o modelo surge nos EUA também para substituir o Escort, que tinha plataforma diferente do Escort europeu. Porém, o Escort era o carro de entrada na marca nos EUA, ao contrário da Europa, onde o Fiesta fazia essa função ainda auxiliado pelo subcompacto Ka. Com isso, notava-se que o modelo europeu de Escort e do Focus tinham mais capricho nas suas construções, mas nada que abalaria o sucesso do Focus também nos EUA, pelo contrário: pela primeira vez em uma década, Civic e Corolla viram sua disputa pela liderança na categoria dos compactos ganhar um novo concorrente para revezar a liderança da categoria em alguns meses. Graças a esse sucesso também nos EUA, a família Focus desbancou a família Corsa (hatch 2 e 4 portas, cupê Tigra, sedã, station e picape), a família Golf (hatch, conversível, sedã Jetta/Bora e Jetta/Bora station) e também a família Corolla (tem mais de 10 variações de carroceria pelo mundo - forma que a Toyota encontrou para fazer maior volume de vendas) e se tornou o carro mais vendido no mundo.

Nos EUA, surgiu nas mesmas 3 carrocerias européias, mas o hatch só estava disponível com 2 portas inicialmente. As versões eram ZX3 (somente hatch), SE (sedã e station), LX e ZTS (essa somente sedã) e os motores eram o europeu Zetec 2.0 16v de 130cv (ZX3, ZTS e opcional no SE) e um 2.0 8v de 110cv e 15,2 kgf.m de torque, herança do Escort (SE e LX). Uma série especial batizada de Sony Limited Edition foi oferecida para o sedã, cujas diferenças para o LX eram o motor 2.0 16v de 130cv, rodas de liga-leve de série e um kit de som premium da Sony.

 

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